quinta-feira, 3 de maio de 2007

O Artesanato ainda existe!

Nos dias de hoje, o artesanato é uma arte ainda apreciada e realizada por muitos.
No passado dia 15 de Abril visitámos a Feira Laica que teve lugar no Mercado de Oeiras.
Este evento costuma realizar-se em várias regiões do país durante todo o ano. Tem como objectivo principal expor e vender artigos e criações de pessoas que dedicam a sua vida à arte.
Entre muitos criadores e os seus diversos estilos, conseguimos entrevistar a artista Isabel Newton.
Aqui vai…



1. Como é que o seu interesse por este tipo de arte começou?
O meu interesse por este tipo de "arte" ou artesanato urbano como prefiro chamar, começou já há muito tempo...não tenho uma data exacta, sempre me interessei por "pop art", "vintage", e "retro", toda essa inspiração vem do meu modo de vida, da musica que ouço, dos concertos, das viagens, dos artistas que gosto ( Mark Ryden, Ray Caesar, Gary Baseman,Craola,Planetpili,etc...) dos filmes que vejo, alguns deles de série B muito fantásticos...dos livros, das magazines dos anos 50/60/70... até nas drogarias (lojas em vias de extinção), lojas de plásticos, igrejas, etc, vou buscar a inspiração para os objectos que faço com uma linha mais "kitsch". A música, sobretudo o rock, também é uma forte fonte de inspiração. Acho que as casas dos portugueses estão a precisar de uma verdadeira mudança, de uma revolução. As pessoas de hoje interessam-se mais pela estética pessoal, um estilo "cool" mas vivem em ambientes "horríveis" decorados pelas suas mãezinhas e são quase todas de extremo mau gosto. Algumas pessoas só precisam de uma cama, uma televisão, um roupeiro de pinho (pior, será difícil imaginar, os pinheiros só no Natal e de plástico por favor para preservar a natureza!). Acho que não é preciso ter muito dinheiro para se viver "bem". Não abdico do conforto, o amor e uma cabana não serão sem dúvida a minha opção. As nossas casas têm que ter ambientes que transmitam conforto, solidez, tranquilidade, humor, etc, e todos estes ambientes necessitam de um sentido de estética e bom gosto. Não sou fã do estilo minimalista mas o exagero também poderá transmitir desordem e desleixo.
2. Dos vários tipos de artesanatos que produz, com que materiais mais gosta de trabalhar?
Bom em primeiro lugar gostaria de dizer que no meu ponto de vista não faço artesanato no sentido tradicional do termo (claro que isto daria uma bela discussão), no sentido das peças de cariz mais popular feitas com matérias primas nobres e algumas delas em série. Vendo por exemplo máscaras de "LuchaLibre" que são sem dúvida artesanato popular Mexicano que por serem raras por cá revelam algum exotismo atractivo quer para crianças quer para adultos. Faço peças únicas, limitadas, algumas com materiais que consigo arranjar por cá e outras com materiais que mando vir de fora. Tento sempre uma fusão de materiais e o resultado é por vezes brilhante. O material que mais gosto de usar é o plástico, nele existe uma panóplia de formas e cores que me atraem muito.

3. Vive desta ocupação?
Infelizmente não, ainda são poucas as pessoas que gostam deste tipo de acessórios e complementos para a casa. A maioria das pessoas ainda não percebeu que, às vezes, um pequeno acessório ou complemento único, marca a diferença e preferem comprar produtos em grandes superfícies ou nas lojas mais "barateiras" que, é claro, são feitos aos milhares.

4. Dá-se bem com as constantes deslocações a que este trabalho obriga?
Por bizarro que vos possa parecer foi a primeira vez que expus as minhas peças numa feira de artesanato. Foi uma experiência interessante pelo que vou ver se começo a estar em mais algumas, mas nem todas me agradam. Gostaria muito que as nossas feiras fossem como as existentes em Londres ou Amesterdão...

5. Que projectos tem em vista?
Os projectos que tenho são de fácil resolução. Fui convidada a fazer algumas exposições, outras estou eu mesma a organizar. Vou expor alguns dos meus materiais novos: telas decorativas feitas com materiais reciclados, colagens, etc. Ajudo e concretizo também algumas festas temáticas, é algo que faço já há alguns anos. Quero continuar sempre a fazer coisas novas, a ter muitas ideias e conseguir concretizá-las.

6. Tem alguma loja onde possa vender o seu artesanato?
Tenho no Porto duas lojas de amigos, uma de música - a LOST UNDERGROUND (rua do Almada nº 349) - e a outra de acessórios também com um certo espírito"underground", numa onda mais gótica, a LOTUS NEGRO. (C.C. Brasília loja128).


Obrigada pela vossa atenção e pelas vossas palavras, boa sorte também para vocês.
Beijo

3 comentários:

Anónimo disse...

Gostei muito da entrevista! acho que devem continaur assim! bj ;)

Anónimo disse...

Abordagem pessoal bem feita.
Bom resumo da situação do artesanato em Portugal...
Força para aIsabel

Anónimo disse...

gosto bastante da abordagem.. mas tirem a tita daí XD!