quinta-feira, 3 de maio de 2007

Música no Mundo: Portuguesa

Xutos & Pontapés

A banda começou por se chamar "Delirium Tremens" e "Beijinhos e Parabéns". O primeiro ensaio a sério foi no dia 22 de Dezembro de 1978. O primeiro ensaio da banda e a estreia ao vivo ocorreu no dia 13 de Janeiro de 1979, já com o nome Xutos e Pontapés Rock’n’Roll Band. Estrearam-se na comemoração dos "25 anos do Rock and Roll" na sala dos Alunos de Apolo. Tiveram direito a seis minutos para tocar quatro músicas. Deu-se depois da entrada de
Zé Pedro (guitarra) e Zé Leonel (voz), que se juntaram, através de anúncios em jornais, a Kalú (bateria) e Tim (baixo).Nos anos seguintes, continuaram a tocar ao vivo, fazendo as primeiras partes de outras bandas. Em 1981, dá-se a entrada do guitarrista Francis e a saída do vocalista Zé Leonel, passando agora Tim a emprestar a sua voz ao grupo.

Em Fevereiro de 1987 é lançado o álbum "Circo de Feras" que obtém um estrondoso sucesso e que incluía temas como "Contentores", "Circo de Feras", "Na América" e "Não Sou o Único". Em Novembro desse ano é editado o "7º Single" com os temas "A Minha Casinha", "A Minha Aventura Homossexual com o General Custer" e "Eu Sou Bom". O single chega rapidamente a disco de platina. No ano seguinte, em Março, é editado o disco "88" produzido por Ramon Galarza e Paulo Junqueiro. Realizam 60 concertos em 4 meses, para mais de 240.000 espectadores. De 29 a 31 de Julho de 1988 realizam três concertos em Lisboa que foram registados e deram origem ao triplo-álbum "Xutos ao Vivo" (com 28 faixas contra 19 na versão em CD) editado em Novembro de 1988.

Com uma carreira com mais de 20 anos, os Xutos e Pontapés apresentam-se, na música portuguesa, como um verdadeiro fenómeno de resistência. Num meio onde o sucesso, muitas vezes, é fugaz, os Xutos souberam renovar-se ao longo dos anos, mantendo, no entanto, a mesma atitude combativa e entusiasta do primeiro dia, tendo alargado substancialmente o número de fãs. Cruzaram gerações, conquistando, com a sua música, pais e filhos.


Xutos e Pontapés ao vivo






Circo de Feras

A vida vai torta
Jamais se endireita
O azar persegue
Esconde-se a espreita



Nunca dei um passo
Que fosse correcto
Eu nunca fiz nada
Que batesse certo



E enquanto esperava

No fundo da rua
Pensava em ti
E em que sorte era a tua
Quero-te tanto
Quero-te tanto



De modo que a vida
É um circo de feras
E os entretantos
Sao as minhas esperas
Nunca dei um passo
Que fosse correcto
Eu nunca fiz nada
Que batesse certo



E enquanto esperava
No fundo da rua
Pensava em ti
E em que sorte era a tua
Quero-te tanto
Quero-te tanto




Algumas informações retiradas do site www.wikipedia.org

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostei que tivesses dado relevo à musica portuguesa!E a um grupo que já faz história.